Assim como os trabalhadores, os estudantes secundaristas possuem um sindicato, que é o GRÊMIO ESTUDANTIL. Ele tem o mesmo papel do sindicato de trabalhadores: lutar pelos direitos de seus membros, os estudantes.


A União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (Ujes) é a entidade que representa o conjunto dos estudantes de Joinville, mas são os GRÊMIOS ESTUDANTIS que possuem o papel de conectar a Ujes aos estudantes.Por isso lançamos a campanha "CONSTRUA O GRÊMIO ESTUDANTIL LIVRE DE SUA ESCOLA" com o objetivo de reorganizar o movimento estudantil da cidade e juntos estudantes, grêmios e Ujes se organizarem na luta pelos direitos dos estudantes e trabalhadores de nossa cidade.


Disponibilizamos abaixo uma série de materias para contribuir com o estudante que deseja organizar a entidade estudantil de sua escola.


Construa o GRÊMIO ESTUDANTIL LIVRE de sua escola e junte-se a nós na luta por nossos direitos!


Em breve os materiais abaixo estarão disponíveis para download:








CARTILHA DO GRÊMIO ESTUDANTIL LIVRE

Material produzido pela Ujes para orientar e tirar dúvidas sobre como organizar um verdadeiro sindicato de estudantes em sua escola. A versão impressa dessa cartilha pode ser adquirida com os membros da Ujes ou entre em contato através do ujesjlle@gmail.com

Download: Clique Aqui










HQ do GRÊMIO


História em quadrinhos que orienta os passos básicos para construir o grêmio. Esse material serve como um passo-a-passo para construção da entidade.

Download: Clique Aqui








Lei do Grêmio


O Grêmio estudantil é lei. Conheça esse instrumento para saber o que a entidade estudantil pode fazer. Quando a direção da escola tenta intervir no grêmio, a lei serve como uma defesa da autonomia dos estudantes. Saiba mais lendo a cartilha.

Download: Clique Aqui


Modelo de Estatuto


Todo grêmio precisa de um estatuto para definir algumas regras que orientarão a entidade. Esse modelo foi produzido pela Ujes ao longo dos anos. 

Download: Clique Aqui