Na manhã de sexta-feira (21/10) a União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (Ujes) realizou um ato, na Praça da Bandeira, contra os à educação. Os professores da regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) também paralisaram suas atividades em apoio aos secundaristas. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes, representado 16 escolas de Joinville e região.


Durante a atividade, diversas falas foram feitas por estudantes, sindicalistas e professores, contra a Lei da Mordaça, a PEC 2411 – que congela os investimentos públicos por 20 anos – e contra a Reforma do Ensino anunciada pelo governo Temer. Os secundaristas também protestaram contra a transformação da escola Osvaldo Aranha em colégio militar. Estudantes do IFC Araquari – ocupado desde o dia 19/10 – marcaram presença e fizeram manifestações a favor da manutenção da educação pública.

Durante o ato, foram aprovadas três moções de repúdio: ao governo de Michel Temer; ao governador Raimundo Colombo e à Câmara de Vereadores e a vereadora Pastora Léia – responsável pela Lei da Mordaça em Joinville. 

Além disso, a Ujes está organizando em todas as escolas assembleias estudantis e debates sobre a necessidade de construir uma greve nacional de estudantes e professores com o apoio da sociedade.  Ao mesmo tempo apóia toda a forma de resistência estudantil contra as medidas que estão sendo implementadas.




0 Responses so far.

Postar um comentário