Chico Aviz

Estudante da escola Conselheiro Mafra

Em meio à greve de luta dos professores da rede estadual de ensino, tivemos em Joinville a final do campeonato catarinense de futebol, no embate entre o clube local e o Figueirense.
Como em todas as partidas graúdas, de clássicos e grandes torcidas, voa pelo ar a apreensão popular com medo da violência em que assistimos em alguns jogos pelo Brasil, mas o que vimos foi uma demonstração que as torcidas organizadas são nossa parte do grande jogo travado fora das quatro linhas. Tivemos nossa faixa, dos professores e estudantes, estendida pela organizada do JEC com dizeres "Todo apoio à greve dos professores! Negocia Colombo", e sentimos juntos a repressão da dita democracia capitalista. Nossa faixa foi covardemente retirada no intervalo do jogo, enquanto havia outra, bem menor por sinal, em que a câmera da RBS teve questão de focar, pois pedia "Fora Dilma".
A democracia burguesa é seletiva e, nesse caso, durou 45 minutos. Nossa faixa estava bem exposta, frente às câmeras de transmissão para todo o país ver e ter ciência da luta do magistério em Santa Catarina.
O apoio das torcidas é uma grande vitória não só para paralisação dos professores, mas também para as manifestações na rua de toda classe trabalhadora e estudantil. A mídia faz questão de demonizar as organizadas do futebol, de caracteriza-las como criminosas e separa-las de nós, como se a guerra fosse nossa contra eles, mas tenhamos consciência que a verdadeira batalha é contra a mídia burguesa e o sistema operante que mata, corrompe, destrói e vende a falsa democracia, que funciona só quando é dito o que convém ao poder.
Todo apoio e luta à greve dos professores!
Viva o futebol e as torcidas!
Abaixo ao capitalismo!

0 Responses so far.

Postar um comentário