O dia 8 de março é uma data que lembra a luta das mulheres trabalhadoras mundialmente.

Sua origem, porém é contada de duas formas. Alguns dizem que a data remete a um incêndio criminoso numa fábrica têxtil em Nova Iorque, numa greve, em que 130 mulheres foram queimadas e mortas em uma atitude de repressão e violência. Outros, se referem a greve das mulheres de Petrogrado, em 1910 contra o governo Czarista, que deu início a Revolução Russa de 1917.

A única coisa certa é que o dia é uma homenagem àquelas que lutaram. A greve de Petrogrado, que aliás foi proposta por Clara Zetkin, como referência do dia da mulher, em 1910. A origem desta data vem da luta das mulheres contra a opressão do sistema capitalista e pela defesa de  direitos.

O dia internacional da mulher é um dia de luta, que parabeniza as estudantes e trabalhadoras do mundo, por lutarem por diversas reivindicações, como, por exemplo, a educação pública que tanto queremos.

A UJES faz questão de homenagear todas as mulheres que lutam, em especial, as estudantes e professoras que vão as ruas reivindicar por serviços públicos e pelo fim da opressão capitalista em todo o mundo.

Há uma frase da Rosa Luxemburgo, que diz: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.” É por isso que nós mulheres lutamos.

Parabéns a todas, pela coragem de defender um mundo igual, diferente e livre!

Dayane de Oliveira                                                                                                                     Diretora de Comunicação da UJES

0 Responses so far.

Postar um comentário