Escola Conselheiro Mafra, interditada em 2012
Fechamos o ano ainda com escolas interditadas e abandono das escolas fechadas em Joinville. O Governo do Estado abre as primeiras perspectivas com o recesso escolar e o início da manutenção das escolas mais precárias.

Mesmo assim, não há um grande esforço para a melhoria das escolas até o início do ano letivo. Ainda é cedo para saber se teremos o mesmo transtorno de escolas interditadas já no início o ano. A Vigilância Sanitária começará as vistorias em fevereiro e, sem dúvida, não terá tempo de fazer nem o necessário nas 42 escolas estaduais em Joinville.

Como prioridade, a manutenção começará com as escolas interditadas, ou parcialmente interditadas, e as quatro escolas que implantarão o ensino médio inovador.

Escolas Interditadas

Entre as escolas com situação mais precária estão: Osvaldo Aranha, Plácido Olímpio de Oliveira, Annes Gualberto e Maria Amin Ghanem.

O Colégio Osvaldo Aranha, interditada em 2012, ainda está com as obras em andamento. Os estudantes estão estudando provisoriamente no Anhanguera, e ainda não sabem se voltam a escola em 2014.

A Plácido Olímpio de Oliveira não será aberta para o início das aulas, e os alunos terão o transtorno de estudar na escola Léa Lepper, já cedida em 2013 para o Annes Gualberto, que está parcialmente interditada, e fechou 2013 ainda com estudantes na Acessoritec.

A escola Maria Amin Ghanem também está em reforma. Ainda parcialmente interditada, precisa de reformas de emergência para abrir as portas em 2014.

O destino das escolas fechadas: Conselheiro Mafra e Monsenhor Scarzello

Os estudantes das escolas fechadas Monsenhor Scarzello e Conselheiro Mafra foram os mais prejudicados. Na centenária Conselheiro Mafra os alunos matriculados estudarão paralelamente com o funcionamento do IFSC no local. O número de matriculados caiu para menos da metade e os alunos estão se deslocando, inconformados com o fechamento da escola e com o transtorno que passaram durante o ano letivo, que funcionava, parte no Conselheiro, parte na ACE.

O Monsenhor Scarzello, depois de quase cedida para a Ajorpeme, será municipal. Depois de várias manifestações dos estudantes, mobilizações da UJES e dos moradores, a SDR voltou atrás. A escola ainda não tem previsão de abertura.

Ensino Médio Inovador e Construção de novas Escolas

O ensino inovador engloba a reforma dos colégios Arnaldo Moreira Douat, Tufi Dippe, Jandira D’Ávila e Nagib Zattar, que receberão instalação de laboratórios, auditórios e quadras cobertas. Além das novas escolas do Parque Guarani e Vila Nova, que começarão as obras em 2014.

O papel da nova gestão diante do descaso do Governo do Estado para com a Educação

Lutamos pela educação pública, gratuita e de qualidade para todos. A última gestão fez um papel de luta, com manifestações, denúncias, campanhas e reuniões. Com a nova gestão não será diferente. Com a construção de grêmios, o contato com os estudantes será ainda melhor. Começaremos o ano letivo como sempre começamos: incentivando, participando e organizando a luta dos estudantes.
O Governo Colombo prometeu muito para a educação, mas não vimos nada de concreto até agora. Em 2013, a UJES apresentou uma lista de reivindicações dos estudantes para o Governo do Estado, e a mesma foi deixada de lado, assim como todas as reivindicações pela melhoria na educação.


Por isso, não esperaremos. A situação das escolas públicas só melhorará se nos organizarmos para que o dinheiro público seja investido nos serviços públicos, e que as escolas tenham estrutura e planejamento adequado para a garantia da educação a todos os estudantes.

Dayane de Oliveira Pacheco
Diretora de Imprensa da UJES

0 Responses so far.

Postar um comentário