Reunião na SDR  com secretario da Educação  Imagem: Dayane Oliveira 
Nesta quinta-feira (22/08/2013), às 19h, aconteceu uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) com o propósito de apresentar um planejamento do Governo do Estado para com a Educação, para as entidades estudantis e dos professores: Ujes (União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas) e Sinte Regional (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e mandato do vereador Adilson Mariano, que também estava presente. Representando o Governo, estavam Eduardo Deschamps (Secretário da Educação), Simone Schramm (SDR) e Dalila Leal (Gerente Regional da Educação), que presidiram a reunião. 

A reunião, chamada pela SDR, foi um pedido da Ujes e do CMDCA, em uma reunião com o Governador Raimundo Colombo (PSD). O Plano de Ação obteria as metas de curto e médio prazo e as prioridades para a Educação em Joinville, para os próximos anos. 

A reunião tratou do Pacto pela Educação e das questões básicas e primordiais, como abertura das escolas interditadas e da construção de novas. Está confirmada a abertura de dois novos colégios em Joinville; no Parque Guarani e Vila Nova. 

Sobre as interdições, as novidades são que a Escola Engenheiro Annes Gualberto concluiu a reforma essa semana e o Maria Amin Guanem, que será parcialmente aberto, para os alunos das séries iniciais. Ambas começarão as aulas na próxima segunda-feira (26).

A maior escola de Joinville, Marli Maria, não terá mais a gestão compartilhada com o Instituto Marista. A instituição filantrópica não aceitou o colégio, por ser de grande porte, com quase 2 mil alunos. Segundo Simone Schramm, não há outro colégio disponível para eles fazerem o trabalho com a comunidade, logo, irão optar pela educação infantil.

A escola Rui Barbosa será o alojamento do CEJA (Centro Educacional de Jovens e Adultos). A centenária Conselheiro Mafra e o Monsenhor Scarzello, mesmo com desacordo da comunidade, serão entregues a Ajorpeme e ao Instituto Federal de Santa Catarina, respectivamente.

Cinco escolas de Joinville serão contempladas com a quadra coberta: Annes Gualberto, Rudolfo Meyer, Jandira D’avila, Celso Ramos e Arnaldo Moreira. As outras quatro previstas estão em fase de legalização, e serão financiadas pela verba do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento).

Também foi apresentado o projeto de obra para a Escola Governador Celso Ramos, que custará em torno de 4,8 milhões e está prevista conclusão para o mês de Outubro de 2014.

Embora com algumas novidades, a reunião deixou muito a desejar. O Plano de Ação apresentado não foi o que as entidades esperavam. Sem prazos e muito superficial, não tratou das questões específicas da cidade, e sim, de âmbito geral. Daiana Delamar em nome do CMDCA cobrou prazos do governo, que, segundo Deschamps, serão enviados por escrito.

O representante da Ujes, Luis Souza Neto, falou sobre a questão da privatização das escolas de Joinville, que estão sendo entregues as Instituições Privadas, como a Ajorpeme e Marista. Segundo ele, “O descaso é aparente, e o Governo deve se mostrar eficiente para reparar os danos. A solução não é a privatização, isso mostra que a educação não é prioridade na gestão atual, assim como nas passadas.” Stefany Rebello Aguiar, estudante e Presidente do Grêmio do Conselheiro Mafra falou em nome da comunidade e dos estudantes, que são contra a federalização do Conselheiro Mafra. 

A Ujes, assim como as outras entidades, estão esperando por prazos e atitudes concretas, de um plano de ação e a real ação do governo do estado na Educação em Joinville. Como enfatizou Clarice 
Erhardt, Coordenadora Regional do Sinte “Estamos cansados, fazem 10 anos que não se abre uma escola em Joinville. Os moradores já não acreditam mais.”

0 Responses so far.

Postar um comentário