Portas do Conselheiro Mafra, interditado pela sétima vez

Vejo-me na luta pelo colégio E.E. B Conselheiro Mafra desde o ano passado. A história centenária do primeiro colégio estadual de SC e o primeiro a ensinar língua portuguesa, não pode acabar assim.

Simone Schramm alega que temos salas com poucos alunos, porém podemos justificar e responder claramente a esse fato.

Houve uma grande evasão dos alunos do colégio por motivos causados pela incompetência do governo estadual. No início do ano letivo, a escola tinha 650 alunos, devido à interdição no início, muitos alunos saíram. E adivinha quem causou essa interdição? O descaso do governo estadual. Outro motivo que causou a saída de vários alunos foi o passe que deveria ser de direito a alunos que vem de outros bairros. A lista desses alunos deveria ser entregue a GERED até dia 04 de março, adivinha que dia iniciamos as aulas atrasadas? Dia 04 de março. Claro, novamente culpa do governo, por deixar a escola cair aos pedaços por anos.

Estamos lutando pela restauração do colégio há anos. Desde 2006 fomos enrolados pelo Estado perante o projeto, licitação e até mesmo verba. Agora, com verba na mão a mais de cinco meses, eles alegam não ter restaurador para o Conselheiro Mafra. neles o CM, teriam feito como o Iphan fez em várias cidades do Brasil: contratar arquitetos, que facilmente aceitam este tipo de trabalho.

Agora, diante de nossas tão queridas pressões, ela resolve entrar em conversa com o IFSC, querendo transformar a instituição Conselheira Mafra em um instituto federal, usando como desculpa que não vale a pena comportar essa quantidade de alunos além do que as vagas no Celso Ramos serão abertas. Novamente repito: a causa da evasão escolar é pelo fato de vocês deixarem a educação estadual de lado, não culpe a “falta de clientela” ou “escola que não tem futuro”.

Qualquer escola tem futuro. Comportamos mais de 700 alunos hoje nas instituições, ACE (que esta sendo usada nos dois períodos para auxiliar o atendimento aos alunos) e CM, porém, temos 450 pelo fato do passe escolar e pelo falta de nenhuma reforma e (ou) restauração.

Resumindo: tudo o que eu falei aqui, sim, foi por causa do descaso governamental com a educação do estado de SC. Já vemos desde 2001, quando começaram as especulações imobiliárias, que querem fechar o CM, por ser uma área privilegiada no centro.

A luta de anos, da família do CM esta quase no ralo. Então, por favor, quem puder ajudar de qualquer forma, sendo em manifestos, sendo em textos, sendo em entrevistas, sendo passando as informações para os outros, da forma que achar melhor, os alunos, pais e professores que estão juntos á escola, agradecem.

Luan Baeta- membro do grêmio estudantil da Conselheiro Mafra

0 Responses so far.

Postar um comentário