Reunião com secretário da Educação em Florianópolis 

Na tarde de ontem (12/12), em Florianópolis, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), da União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas (UJES) e parlamentares de Joinville se reuniram com o secretário estadual da educação, Eduardo Deschamps para discutir a situação das escolas estaduais da região norte.

O secretário começou a reunião com o mesmo discurso dos outros representantes do governo de Santa Catarina, culpando a vigilância sanitária. A estudante Bruna Luz, representante da Ujes defendeu a vigilância. Segundo ela, “Eles estão fazendo o seu trabalho diferente do governo estadual”. A líder estudantil lembrou que nem a gerente regional da educação Clarice Portella tampouco o secretário de desenvolvimento regional, Bráulio Barbosa compareceram na audiência para discutir os problemas da educação estadual.

Deschamps também disse que a rede estadual possuía muitos professores. O Comentário pareceu estranho aos dirigentes da Ujes, afinal o secretário está propondo demiti-los? 

Sobre a reforma das escolas estaduais, incluindo o Conselheiro Mafra, ele declarou que a verba virá do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS), serão 50 milhões investidos até o início de 2014. Sobre as extensões, o secretário se declarou contrário a sua manutenção e disse que o ideal é fechar e colocar esses alunos em escolas com estrutura adequada. 

O vereador Adilson Mariano do partido dos trabalhadores (PT), membro da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), disse que o secretário deveria passar o endereço deste local, pois as estruturas das extensões estão em situação melhor que a escolas estaduais. 

Após a reunião a dirigente da Ujes, Bruna da Luz disse que nada se pode esperar do governo estadual e que a única saída é seguir com a luta. “Vamos construir mais grêmios unificar a luta com os professores e pressionar o governo para atender as nossas reivindicações”, disse a estudante. 

                                

0 Responses so far.

Postar um comentário