Ontem estive na escola Conselheiro Mafra contribuindo para um ato público realizado pelos estudantes e professores daquela escola contra o fechamento do turno noturno. Outras escolas estão sendo afetadas pela mesma medida como o João Colin, o Celso Ramos, o Dom Pio de Freitas e mais.
A Gerência de Educação argumenta que para manter o turno aberto seria necessário que houvesse pelo menos 120 alunos matriculados, e que ainda 90% dos alunos são de periferia e apenas 15% trabalham durante o dia.
O que acontece é que este ano os estudantes foram pegos de surpresa, pois a matricula foi aberta em outubro (geralmente é em novembro), e poucos estudantes já se matricularam. Ainda há denuncia por parte dos professores e alunos que a Gerencia não só não está divulgando as datas de matrícula como também ordenou que a faixa que estava estendida na frente do Conselheiro Mafra chamando a comunidade a fazer a matricula fosse retirada. O que está acontecendo?
Parece claro que a Gerencia de Educação quer na verdade cortar gastos, deixar os estudantes sem escola e os professores sem emprego. É mais barato lotar as salas das escolas de periferia do que manter um padrão de qualidade com 20 alunos por sala. Agora os estudantes que trabalham terão que retornar ao bairro, chegar atrasado na escola e se prejudicar por causa da irresponsabilidade do Governo que não quer investir em educação.
A União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas e o SINTE são solidários a luta dos estudantes e professores e vão contribuir, para cobrar do governo que abra escolas e não deixem o jovem mais distante da educação.


- Contra o fechamento de turmas e de turnos!
- 20 alunos por sala de aula!
- Melhores condições de trabalho para os professores!
- Contratação de mais professores!
-Todos na Escola Pública com qualidade e gratuita!

Iago Paqui –Presidente da Ujes.

2 Responses so far.

  1. Bom, é isso ai cara.

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário