Durante anos a Ujes sofreu um processo de desconstrução, esta entidade que durante anos esteve em lutas que modificaram os rumos de nosso país hoje está em um processo lento de reconstrução. É fato que hoje a Ujes não é conhecida por grande parte dos estudantes que ela pretende representar, esta é a realidade que precisamos modificar.

Eleição do Grêmio Estudantil da E.E.B. Dr. Paulo Medeiros,
grêmio construído com auxílio da Ujes.

Nos últimos anos, as direções que estiveram à frente da Ujes trabalharam para alterar esta realidade e levar a conhecimento de todos os estudantes a sua existência e o seu papel diante do movimento estudantil, basta lembrar a participação fundamental que esta entidade teve na construção do movimento contra o aumento das passagens do transporte coletivo de Joinville, na construção de diversos Grêmios entre as mais diversas lutas que foram encampadas.

Porém, é hora de abrir um novo período, onde devemos massificar a presença da Ujes, e isso deve ter como primeiro passo a construção de um grande congresso da entidade, com representações das mais diversas escolas de Joinville.

Paralização dos Servidores muncipais em 2010.
Estudantes e professores na luta por condições dignas de trabalho.

O Conselho Municipal de Grêmios (CMG), reunido no dia 28/08 elegeu uma direção provisória da Ujes que deverá construir um congresso a ser realizado em Maio de 2011. O congresso terá papel fundamental na nova fase que a Ujes está passando, e será o ponto de partida para uma nova perspectiva sobre a entidade. E maio é de fato um mês simbólico para o movimento estudantil e operário do mundo.

Mais do que nunca necessitamos do auxílio dos Estudantes e de suas entidades representativas (Os Grêmios) para mais um passo importante no movimento estudantil de Joinville e região, é chegada a hora de resgatar aquela Ujes que lutou contra a ditadura e que vai lutar por todas as reivindicações dos estudantes de nossa cidade. Não podemos parar, o trabalho que foi iniciado há três anos deve ser intensificado, avançando em nossas reivindicações, construindo mais grêmios e construir uma Ujes de luta e que seja reconhecida pelos estudantes como sua entidade.

Direção provisória da Ujes, Setembro de 2010.

0 Responses so far.

Postar um comentário