No dia 14 de julho de 2009, a Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra, em Joinville, Santa Catarina, elegeu para o grêmio estudantil a chapa Democracia Direta. Esse resultado é uma grande vitória do movimento estudantil e social, pois este grêmio será um verdadeiro sindicato dos estudantes, de luta e de mobilização. A chapa Democracia Direta propõe criar, juntamente com entidades de outras escolas, um movimento de massas que lute principalmente pelo passe-livre e contra a destruição da escola pública.

Apresidente da Chapa, Ana Luiza Hemb, 17 anos, declarou que o grêmio será contrário ao pagamento de matrículas e mensalidades, venda de rifas, bingos e qualquer medida que ajude o sistema capitalista a privatizar a educação. “Lutaremos por uma escola pública que seja financiada pelos nossos impostos”, falou. Para ela, os estudantes não podem deixar que o capitalismo lhes tire o direito à escola pública e de qualidade. “Os grêmios de Joinville não aceitarão nenhum ataque à escola pública, não permitiremos que nos tirem nenhum direito”, garantiu.

O descaso dos governantes para com a educação vem gerando uma enorme revolta entre os estudantes. Assim surge a oportunidade para criar um movimento de massas, que tenha como objetivo politizar e organizar a juventude. Só estudantes conscientes e organizados podem entender a importância de lutar por seus direitos e pelo socialismo. Cabe aos grêmios e às organizações estudantis cumprir esse papel, dar uma orientação revolucionaria e de esquerda a esses estudantes. Do contrário, acabarão sendo coniventes com a vontade da burguesia, que é de tudo “comercializar’’, até o conhecimento.
Viva aos estudantes do Conselheiro Mafra e sua iniciativa. Vamos juntos, todos os grêmios estudantis a busca dos direitos dos estudantes, seja pelo passe-livre, seja pela defesa da escola pública de qualidade, seja pelo socialismo, vamos estar juntos para obter as vitórias que tanto desejam todos os estudantes de Joinville e do Brasil.

Nota da UJES ao Grêmio Estudantil Conselheiro Mafra e aos estudantes de toda a Joinville.

0 Responses so far.

Postar um comentário